Rota das Amendoeiras da CP regressa de 15 de fevereiro a 2 de março com novidades

Na conferência de imprensa, realizada no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, no passado dia 7 de fevereiro, para a apresentação do programa das Amendoeiras em Flor, também foi promovida a Rota das Amendoeiras da CP e foi assinado um protocolo entre esta empresa de comboios e a autarquia, nesta que é a rota mais antiga. Uma parceria que tem sido realizada desde há vários anos.

A Rota das Amendoeiras da CP já vai na 71ª edição este ano tem dois programas associados. Conta com uma novidade, com a inclusão de pequeno-almoço, durante a viagem, de mais de três horas. Uma carruagem restaurante foi recuperada nas oficinas da CP e vai permitir aos passageiros tomar o pequeno-almoço a bordo, durante a viagem. E um dos programas inclui o almoço no restaurante do Museu, o que valoriza a experiência, destacou Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da CP:

“Vamos ter pela primeira vez, uma carruagem restaurante que vai permitir que os turistas que escolham este produto possam tomar o pequeno-almoço, durante a viagem, uma vez que o comboio sai muito cedo do Porto, às 7h25. E para algumas pessoas é muito cedo para tomarem o pequeno-almoço, e vão poder tomar esta refeição a bordo do comboio e desfrutar ao mesmo tempo da paisagem. Mas este ano, vamos ter a possibilidade de um dos dois programas, que são idênticos, mas que um inclui o almoço, no Museu do Côa, com uma ementa que já está na página eletrónica. E também melhora de forma muito substancial a experiência. O feedback dos passageiros tem sido fantástico e temos esgotado todas as viagens. Mas ouvimos os nossos clientes e parceiros e queríamos melhorar”.

Esta rota, avança o presidente da CP, pretende valorizar a região e dar a conhecer os atrativos turísticos:

“Este acordo, é para manter. A CP e os seus produtos turísticos saem a ganhar. Conseguimos desta forma, valorizar a região e inclusive vai ser o nosso compromisso neste protocolo que vamos assinar, promover a região, através da vinilagem numa locomotiva intercidades, que vai estar vários meses ao serviço e também a disponibilização de um conjunto de quadros de publicidade, no interior do comboio. vão ser 500 quadros. Pretendemos por essa via, ajudar a promover a região, uma vez que há um envolvimento direto, nesse produto, pelo município, que oferece os transfers todos através de autocarros aos vários espaços a visitar, como a visita ao Castelo de Castelo Melhor e ao amendoal. Assim como os guias turísticos que vão estar presentes, que sendo da região vão poder explicar, melhor do que ninguém, a história e a beleza da região.”

Os turistas também podem esperar ainda surpresas:

“Na viagem também vão oferecer um doce tradicional, muito conhecido. Os “almendrados”, que é este que está aqui ao nosso lado, e que vai valorizar mais este produto turístico. Se nos anos anteriores quem viajou connosco, o feedback foi muito positivo, será muito melhor este ano, e o feedback ainda vai ser mais positivo do que nos anos anteriores.”

O programa decorre de 15 fevereiro a 2 março (sábados e domingos) e conta com visitas ao Museu do Côa, ao centro da cidade e aos amendoais do concelho. O comboio parte às 7h25, de Campanhã, no Porto e chega ao Pocinho, às 10h48, com regresso marcado, para as 17h12. O custo é de 76 euros do programa 1, que já está esgotado e 51 euros, no segundo.

A Rota das Amendoeiras é uma parceria entre a CP e a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE
Fotografia Destaque: CP- Maria João Gala