As oito comportas da Barragem/Açude da Ponte Europa de Mirandela com 32 anos de vida vão passar a ter um sistema automatizado para a regulação do caudal do rio Tua, a gestão eficiente dos recursos hídricos da região e ao mesmo tempo minimizar o risco de acidentes, como explica, José Luís Gomes, da empresa projetista Ferreira Lemos Engenharia:
“É um projeto que vem na sequência de um trabalho que a APA tem vindo a desenvolver ao longo destes últimos anos, de melhoria das condições de segurança das barragens do nosso território português, e tivemos que fazer uma reclassificação da classe da barragem. E a partir dessa reclassificação tivemos uma série de condições que temos que assegurar que a barragem tenha segurança”.É apenas uma questão de gestão da própria barragem, como é que ela faz a gestão face a cheias, como é que se abre uma comporta, se abre duas comportas, se abre 25%, se abre 50%, ou seja, essa gestão fica uma gestão completamente automatizada, apenas supervisionada por um técnico. Para isso, “vai existir também um trabalho de reabilitação das próprias comportas para que se assegure que estas estão no seu perfeito estado e nas suas perfeitas condições de operacionalidade”.
Esta intervenção terá duas componentes como adianta o vice-presidente do Município de Mirandela, Orlando Pires:
“Na primeira, vamos reabilitar as 8 comportas, na íntegra, verificar o que é que vai ser necessário ao nível de fundição de novos materiais, também criar a redundância ao nível da energia para termos, neste caso, uma energia alternativa, supondo que a rede elétrica falha, termos um gerador para que as comportas não possam falhar, o que não existe atualmente. A outra componente é a parte da instrumentação e da parte da automatização. As comportas, depois de estarem reabilitadas, vão abrir e fechar automaticamente, com base no algoritmo que foi elaborado pela empresa Ferreira Lemos, e por isso não vai haver a necessidade de uma intervenção humana direta na abertura da comporta, há sempre um operador através de um computador a acompanhar todo o processo, mas vamos ter aqui uma ponte e uma barragem sofisticada, garantindo, como disse, essencialmente as questões de segurança”.
Nesta obra, a Câmara Municipal de Mirandela vai investir perto de dois milhões de euros:
“Estamos a falar de duas componentes, uma delas um milhão e meio de euros e a outra componente cerca de 400 mil euros, por isso estamos a falar de uma intervenção de quase 2 milhões de euros. Fizemos uma candidatura a fundos comunitários que vai ter uma componente financiada na ordem dos 75% e depois vamos tentar ainda junto do Fundo Ambiental ter a comparticipação de pelo menos mais 15%, por isso o município está a fazer esse trabalho para que possamos ter o máximo de financiamento”, explica Orlando Pires.
Os trabalhos incluem a manutenção das correntes e estruturas metálicas, fundamentais para o correto funcionamento das comportas e Orlando Pires adianta que ao longo da intervenção, estão previstos condicionamentos temporários de trânsito automóvel. “Vai ser necessário durante algum tempo termos o tabuleiro da ponte condicionada, em períodos que podem chegar a uma semana e por isso agradecer a paciência e a colaboração dos mirandelenses, mas é por um bom motivo”, sustenta.
As obras devem arrancar no início de abril e o prazo de execução é de 18 meses.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)