O 54º Circuito Internacional de Vila Real volta a receber uma prova do mundial de carros de turismo.
De 4 a 6 de julho, os aficionados das corridas vão assistir a uma das etapas do TCR World Tour, prova que substituiu a Taça do Mundo de Carros de Turismo.
O Campeonato de Portugal de Velocidade também regressa este ano à cidade transmontana, que está a comemorar o centenário.
O presidente da Câmara de Vila Real, Alexandre Favaios, destaca o impacto que as corridas de automóveis têm na região:
“É toda uma dinâmica de uma região. Nós sempre defendemos que as corridas de Vila Real não são apenas de Vila Real, são do Douro, são do Norte de Portugal, e de Portugal efetivamente. Porquê?
Porque percebemos que durante esse fim de semana, tudo aquilo que é área comercial,
tudo aquilo que é área turística, não apenas naquilo que são os limites do nosso concelho, mas também dos concelhos vizinhos, tem uma renovada efetivamente, portanto, aceitação, tem claramente uma projeção diferenciada e, por isso mesmo, aquilo que nós percebemos é que existe impacto direto na economia local, mas tão importante quanto isso, é aquilo que é também um impacto indireto, que é perceber o país e o mundo que uma pequena cidade, comparada com tantas outras que realizam estes campeonatos. Nós sabemos que fazemos bem e que em Vila Real existe massa crítica para continuar aquilo que foi o legado de Aureliano Barrigas nos trouxe em 1931”.
Jorge Almeida, presidente do Clube Automóvel de Vila Real, está a contar com quase 200 pilotos:
“Cerca de 130 pilotos são os pilotos do Campeonato de Clássicos e Legend.
Depois vamos ter que contabilizar mais 25 pilotos do Campeonato de Portugal de Velocidade. E cerca 20 pilotos do All-Tour TCR. Portanto, serão na casa dos 200 pilotos.
Neste momento é esse o número para o qual se está a apontar. O que implica mesmo uma tarefa extremamente difícil e complicada”.
A etapa de Vila Real do TCR World Tour vai ter em pista o piloto vila-realense Manuel Fernandes, de 31 anos, da equipa SP Competição. Para ele será a concretização de um sonho:
“É uma experiência que é mais um sonho concretizado, conseguimos reunir alguns apoios para fazer a convite também do World Tour, sem dúvida que é um carro bastante diferente, já fizemos testes, estamos bastante bem habituados já com o carro, ainda vamos fazer mais um teste antes de Vila Real, mas sim, sem dúvida uma nova experiência e que espero que vá correr bem”.
Além da prova do TCR World Tour, o circuito citadino de Vila Real volta a receber o Campeonato de Portugal de Velocidade, o Campeonato Portugal Velocidade Clássicos e ainda uma demonstração de supercarros e do Clube Porsche.
O 54º Circuito Internacional é complementado por um cartaz de animação que inclui os concertos dos Xutos e Pontapés, no dia 4 de julho, e da banda britânica James no dia 5.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Ansiães)
Fotografia: Arquivo Município de Vila Real