Cerca de meia centena de professores manifestaram-se ontem em frente à
Escola Secundária Emídio Garcia em Bragança.
Em causa está o concurso de colocação dos professores abrangidos pela mobilidade especial por motivos de saúde que não agradou a muitos que lecionavam na cidade e que agora terão de se deslocar para vários quilómetros de distância de casa.
Olímpia Rodrigues, educadora de infância, estava colocada pelo Ministério de Educação há cinco anos em Bragança e agora vai para o distrito de Vila Real. Está indignada porque considera que as pessoas em mobilidade deveriam ser colocadas mas não no lugar dos professores que já lá estavam.
Ermesinda Delgado, também educadora de infância, ficou colocada em Alijó e diz que não é contra a lei da mobilidade especial mas o ministério devia ter obedecido à ordem de colocação.
Só no distrito de Bragança mais de 300 professores pediram mobilidade por doença. O grande número de solicitações já levou o ministério a investigar o caso.
Informação CIR (Rádio Brigantia)