Valpaços recebe o Campeonato do Mundo de Enduro

De 3 a 5 de maio, Valpaços recebe a segunda ronda do Campeonato do Mundo de Enduro.
O evento junta cerca de 130 pilotos de diversas nacionalidades e espera-se que atraia centenas de visitantes ao concelho, como refere Amílcar Almeida, presidente do Município de Valpaços:

“Sabemos que este projeto, a ser realizado no concelho de Valpaços, é uma etapa fundamental para mais uma vez estarmos a promover e publicitar o que de melhor tem este concelho. É uma prova com dimensão muito alta. São esperados 130 pilotos de diferentes nacionalidades. Vamos ter entre nós os melhores pilotos nacionais e sabemos que vamos atrair milhares de pessoas.”

 

A organização está a cargo do grupo TT de Vilarandelo “Uzprigozus”, num evento que tem o custo de 50 mil euros. Esta é a única etapa disputada em território nacional e tem preocupações ambientais, como explica Fernando Reis, membro do “Uzprigozus”:

“Essa é uma preocupação que nós temos, que é preservar o meio ambiente. Para dar um exemplo, gastámos dois mil e oitocentos euros em tapetes ecológicos para os pilotos porem as motas em cima quando estão em parque fechado. São tapetes que têm características de capacidade de retenção de óleos para não haverem infiltrações nos solos. Vamos ter sanitários disponíveis para as pessoas que vão estar presentes, portanto é um conjunto de preocupações que temos vindo a ter.”

 

São três dias de adrenalina, com três voltas de 50km em cada um. A primeira ronda aconteceu na Alemanha, a segunda acontece em Portugal e a terceira decorre em Santiago de Compostela.
O pódio de 2017 foi conquistado por Steve Holcombe.

 

Escrito por ONDA LIVRE