Dois acidentes em simultâneo em desvio e obras do IP4 (Podence)

Por: Miguel Midões

Fotografia: Bombeiros Voluntários de Bragança

O desvio das obras do IP4 entre a cortada do Azibo e o Pontão de Lamas, em Macedo de Cavaleiros, provocou ontem por volta das oito da noite dois acidentes, praticamente em simultâneo.

Na nacional 15, um pesado de mercadorias, numa das curvas apertadas, tombou para o lado direito, ao desviar-se de outro camião que seguia fora de mão.

Já ao lado, nas obras da auto-estrada, uma viatura ligeira, sem ter reparado no desvio, entrou na zona em obras, acabando por cair e capotar numa zona mais baixa.

Vitor Leal, condutor do camião pesado, queixa-se da fraca qualidade do desvio.

“Isto é uma curva apertada e estreita. Com péssimas condições. Eu hoje sou o terceiro que me <espeto> aqui. Vinha carregado e a subir quando me aparece um camião de frente, que devia ir vazio, que tem nem se deu ao trabalho de parar. Andam com as obras, mas deviam colocar o piso em condições e alargar esta estrada. Há que pensar no trânsito que há”. 

Este condutor de Torres Vedras acabaria por assistir ao outro acidente, que se deu poucos minutos depois, ao lado, nas obras da auto-estrada. Vitor Leal conta como aconteceu o despiste do ligeiro. 

“Esse ainda foi pior. Ferido houve. O sujeito entrou pela obra do IP4 a acelerar como se estivesse numa estrada normal, só que chegou a um ponto que a estrada está barrada. Passou por cima de terra e arames e entrou num fosso mais à frente, ficando de cabeça para baixo. Mortos não houve, mas o carro foi para a sucata.”

Deste segundo acidente resultaram três feridos ligeiros. No local, a assistir às vítimas esteve a VMER e ainda os bombeiros de Macedo de Cavaleiros.

Na nacional 15, o trânsito esteve condicionado ao longo de várias horas, sobretudo porque foi preciso recorrer a uma grua para voltar a colocar o camião na estrada. 

“Uma grua para levantar a traseira porque está carregado, caso contrário tomba logo. E, depois uma máquina a puxá-lo para a frente para o colocar em cima do asfalto. Fazem desvios, mas não se preocupam com a estrada”.

Ao que tudo indica, também na noite de ontem uma colisão entre um jipe e um ligeiro, no centro da cidade de Macedo de Cavaleiros, provocou dois feridos, um deles em estado grave.