Escrito por: Miguel Midões, Rádio Onda Livre (CIR)
A EDP vai arrancar com as três novas travessias que vão substituir as ligações que ficarão submersas com a albufeira da barragem do Baixo Sabor.No total serão investidos cerca de 18 milhões de euros em três pontos e no arranjo de vários caminhos.
Projectos que devem ter a sua conclusão entre o final deste ano e o início de 2013.Uma das travessias é a que substituirá a ponte de Remondes, na EN216, que liga Macedo de Cavaleiros a Mogadouro, e que ficará submersa.Uma segunda, nasce praticamente no mesmo local que a primeira, mas para servir a EN217.
“Há um conjunto de estradas que vão ser submersas, nomeadamente as pontes. A Ponte de Remondes vai ficar submersa e portanto temos de restabelecer as ligações entre Mogadouro, Macedo e Alfândega”, explica Lopes dos Santos, coordenador do projecto Baixo Sabor, na EDP.
Para tal “vamos construir duas pontes sobre o Rio Sabor, uma para fazer a ligação da EN217 e outra para a EN216”.
Ainda no concelho de Alfândega da Fé surgirá uma ponte nova na N315, num dos braços da albufeira, na Ribeira de Zacarias.Lopes dos Santos refere que as obras devem ter início ainda no primeiro semestre deste ano.
“Já temos os projectos prontos, estamos a finalizar os processos de licenciamento e que vão avançar até ao fim do primeiro semestre deste ano”, refere.
“Na EN315 já se iniciaram os trabalhos de movimentos de terras e estabelecimento das plataformas” acrescenta.Todas as pontes estarão concluídas antes do início do enchimento da albufeira. Um investimento de cerca de 18 milhões de euros.
“A EN315 deverá ficar concluída ainda durante este ano, as outras serão durante o ano de 2013” adianta o responsável, salientando que “no conjunto da reformulação da rede viária estamos a falar de cerca de 18 milhões de euros”.
Três novas ligações na região para atravessar o rio Sabor, devido à construção da barragem.