O bloqueio financeiro para os Clubes de Macedo de Cavaleiros não depende exclusivamente do poder autárquico.
A Lei dos Compromissos diz que os municípios não podem exceder os fundos disponíveis a curto prazo e que a decisão de compromissos plurianuais depende da aprovação da Assembleia Municipal.
A vereadora da cultura do Município de Macedo de Cavaleiros, Sílvia Garcia frisa que não há congelamento absoluto de apoios aos clubes, apenas se trata de obedecer à lei.
E realça que os clubes já vinham sendo avisados que este corte poderia surgir.
“Achamos por bem chamar os clubes e dar-lhes conhecimento desta situação. Poderíamos optar por não o fazer, mas o que ia acontecer era que começavam uma época desportiva, e como vêm sendo hábito, contavam com o apoio financeiro por parte do Município até Dezembro deste ano para fazer face às despesas do início da época, esse compromisso nós neste momento não o podemos fazer. Trata-se de um compromisso plurianual e tem que ser a assembleia municipal a autorizá-lo e por causa da questão da lei dos compromissos e dos fundos disponíveis. O que nós transmitimos aos clubes e de forma a eles planearem devidamente as épocas desportivas, com conhecimento de causa, é que até ao final deste ano não poderíamos efetuar nenhuma transferência e que para o ano, de acordo com as disponibilidades financeiras, iriamos manter o nosso apoio. Não se trata de não atribuir, ou não prestar qualquer apoio aos clubes desportivos e ao fomento da prática desportiva.”
O município disponibiliza-se a ceder gratuitamente os espaços e a procurar técnicos desportivos para as camadas jovens.
Sílvia Garcia deixa patente que até Dezembro o Município está impedido de prestar apoios aos clubes.
A vereadora acrescenta que esta medida que não depende exclusivamente da autarquia e é à Assembleia Municipal que compete dar o aval sobre esta questão.
“Foi-lhe dito que uma vez que havia estas limitações financeiras e que no período mais próximo não poderiam contar com receitas do Município, que estaríamos disponíveis para disponibilizar gratuitamente a utilização do espaço. Havendo técnicos da área desportiva que pudessem ser disponibilizados e que pudessem apoiar as camadas jovens que iriamos fazê-lo também. Neste momento é o apoio que nós podemos garantir. Não se trata de forma nenhuma de deixar de apoiar os clubes locais. Neste momento não compete à Câmara Municipal aprovar um compromisso desta ordem, mas sim a Assembleia Municipal.”
A vereadora da cultura lamenta esta situação e incentiva as associações a tornarem-se autónomas e autossustentáveis.
“Lamento toda esta situação. É uma situação constrangedora quer para eles quer para nós, durante estes anos todos tentamos apoiar e fomentar o desporto, no entanto, as associações cada vez mais tem que se autonomizar e ao longo destes anos têm que criar uma estrutura que lhes permita dar continuidade à sua atividade sem depender, em cerca de 90%, de financiamentos públicos. Criando nós estamos cá também para apoiar e para dar o nosso contributo, mas não na totalidade. Neste momento esta situação coloca-se apenas para os dois clubes desportivos porque têm épocas plurianuais, começa a época desportiva num ano e termina no outro. Todos os outros subsídios são atribuídos por ano civil, como tal esta situação só se irá colocar no início do próximo ano-letivo. Têm tido reduções e eles já sabem que vai continuar a acontecer, mas penso que têm trabalhado no sentido de criar alguma sustentabilidade para as mesmas.”
O subsídio que o Município de Macedo de Cavaleiros iria disponibilizar para este ano aos dois clubes da cidade rondava os 230 mil euros.
180 mil euros ao Clube Atlético e 50 mil para o Grupo Desportivo Macedense.
Escrito por Onda Livre
É HOJE!!!!O DIA DA UNIÃO DE TODOS OS MACEDENSES!!! Ás 21 horas vamos todos, mas todos, os sócios, os simpatizantes, os que gostam de desporto, os que gostam do concelho de MACEDO, manifestar o nosso descontentamento no estádio municipal.
Não faltes é importante estarmos unidos, porque querem ACABAR com o clube ATLÉTICO…VIVA O CLUBE ATLÉTICO!!! VIVA O G.D.MACEDENSE!!! VIVA MACEDO DE CAVALEIROS!!! SOMOS ULTRAS “ORGULHOSAMENTE MACEDENSES”!!!