Gasoduto pode passar em Trás-os-Montes

 

O distrito de Bragança pode vir a ser atravessado pelo gasoduto que a Rede Eléctrica Nacional vai construir entre Mangualde e Zamora.

O projecto está em estudo e em cima da mesa está a possibilidade de construir um corredor de passagem do gás natural em território transmontano, abrangendo os concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro, Vimioso e Miranda do Douro. Em alternativa, o gasoduto pode ser construído entre Mangualde e a fronteira de Vilar Formoso, seguindo até Zamora em solo espanhol.

Apesar de o projecto ainda estar em fase de avaliação, sabe-se já que se o gasoduto passar em Trás-os-Montes (Portugal) ganha capacidade de armazenamento, que é um dos objectivos da REN.

A passagem do gasoduto pelo distrito traz algumas vantagens. O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, acredita que o preço do gás pode baixar com a construção desta infra-estrutura.

Apesar de ter havido uma uniformização das tarifas e preços do gás natural a nível nacional, a população de Bragança não tem dúvidas que o gás é caro e defende a redução dos preços tendo em conta o clima frio que obriga ao aumento do consumo de gás no Inverno.

 

Escrito por Brigantia