Balanço muito positivo no final da III edição da Apiocasião.
Estiveram presentes em Macedo de Cavaleiros 13 confrarias e ainda a Federação das Confrarias Gastronómicas.
Foi um fim-de-semana repleto de mel.
Manuela Miguel afirma que foram superadas todas as expetativa da organização.
“Correu muito bem. Tivemos a fanfarra de Vale da Porca a receber as confrarias, o Presidente da Câmara que fez um pequeno discurso. Seguimos para o mel de honra onde tudo era à base de mel e viemos em desfile a pé até à Feira do Mel. Paramos na Praça das Eiras para fazer a fotografia de família. Já dentro do recinto começamos a entronização. Acho que da parte da organização superamos as expetativas. Em relação à confraria também superamos todas as expetativas, tivemos muita gente. Pelo que os expositores me transmitiram está a correr muito bem e é assim que eu gosto. Estou feliz por estar toda a gente feliz.”
Na primeira edição da Apiocasião a feira era apenas de apicultura.
No segundo ano foram agregados vários produtos da região.
Nesta III edição, Manuela Miguel afirma que conseguiram colocar dentro das naves Trás-os-Montes.
“No início era apenas uma feira de apicultura, como não fazia sentido ter só apicultura juntamos algo da nossa região. Começamos por ter algum artesanato, fumeiro e queijos. Este ano juntamos vinhos e azeites aqui da região. Temos um bocadinho de Trás-os-Montes dentro das naves. A feira do mel é um pouco disto tudo. As pessoas vêm e não compram só o mel, vêm também pelo interesse do mel e da apicultura como é evidente mas também tem tudo o resto de Trás-os-Montes.”
Entraram para a Confraria do Mel mais 9 confrades e 4 confradinhos.
É um orgulho para Manuela Miguel ver a confraria crescer.
“Entraram nove confrades e quatro confradinhos (que são as crianças), o mais novo pequenino tem oito anos e a mais velha têm 12. É um orgulho porque fazendo eu parte da confraria, sou a mestre-de-cerimónias, é um orgulho termos muita gente já na confraria e que se juntem cada vez mais a nós. É sinal que o mel e a apicultura estão a andar. A nossa confraria do mel está a entrar este ano no período provatório (que é de um ano) para sermos aceites na federação, só depois seremos mesmo federados. A confraria do mel é a nível nacional, tem a sede em Macedo de Cavaleiros mas temos confrades do país todo e este ano entronizamos um confrade espanhol. Já extravasamos para lá das fronteiras. Neste momento a nossa confraria já é internacional. Tivemos a visita de uma confraria da Estónia.”
Terminou em grande a III edição da Apiocasião com a promessa de uma IV edição.
Escrito por Onda Livre