I Concurso de Fado Amador de Trás-os-Montes deixou o primeiro prémio em Macedo de Cavaleiros

 

A final do I Concurso de Fado Amador de Trás-os-Montes deixou o prémio em Macedo de Cavaleiros.

Esta iniciativa partiu do Grupo de Fados “Os Marialvas”.

Oito concorrentes disputaram o primeiro prémio, gravação de um álbum com 12 temas originais e a grande vencedora da noite foi Teresa Costa.

Ana Rita Prada, Manuel Reis, Fátima Pestana e o organizador José Rodrigues foram o júri escolhido para esta noite de fados.

O organizador lamenta o número reduzido de participantes.

José Rodrigues explica como foi o processo de votação para a escolha do vencedor.

microfone

“Não foi feita uma seleção rigorosa porque abriram-se as inscrições com ideia de existirem eliminatórias mas houve concorrentes que desistiram porque não podiam deslocar-se, a crise assim obriga, tínhamos concorrentes da Régua, do Pinhão, de Vila Real e desistiram porque ficava um pouco dispendioso. O número de inscrições ficou reduzido a estes últimos finalistas e entendi que passavam todos diretamente à final, já não dava para fazer eliminatórias. Fez-se a final com os participantes que temos sem ter havido eliminatórias, esperamos que para a próxima já seja mais rigoroso o critério. É um grande prémio, não é hábito nem em Lisboa dar-se um prémio desta natureza, dão apenas um trofeu ou um diploma mas desta natureza não. Foi uma pontuação de zero a vinte onde eram dadas pontuadas à dicção, presença em palco e guarda-roupa. Foi um júri composto por quatro elementos, todos eles dentro do fado, cada um votou em sua consciência.”

O organizador do evento conta porque Macedo de Cavaleiros foi palco desta final.

microfone

“Esta final estava para ser feita em Mirandela mas por falta de interesse e de apoio não foi possível fazer lá. Apresentei o projeto aqui em Macedo de Cavaleiros à vereadora da cultura e desde a primeira hora tivemos um acolhimento excelente, tudo nos proporcionaram. Sem isso não seria possível realizar este espetáculo.”

Para a vencedora do primeiro prémio, Teresa Costa, foi o realizar de um sonho.

microfone

“A sensação foi boa mas como não estava a contar fiquei ao mesmo tempo nervosa, foram as duas componentes que não sei explicar bem. A sensação é boa, é a realização de um sonho que tinha desde pequenina quando comecei a cantar com o meu pai. Estou sem palavras.”

Dezenas de espetadores assistiram a este concurso e no final as opiniões sobre a entrega do primeiro prémio dividiu a plateia.

microfone

“Achei uma noite de fado bem passada, diversificada, com diferente reportório, diferentes registos, diferentes formas de abordar o fado e acho que isso é muito rico. Para além disso foi a promoção de um género musical que já foi considerado Património Mundial da Humanidade. Esteve a ser divulgado na nossa cidade e, de uma forma mais ampla, na região de Trás-os-Montes. Estiveram todos muito bem, dentro do seu registo. O prémio está em Macedo de Cavaleiros, isso é muito importante, é mais um incentivo para as manifestações artísticas e culturais da nossa cidade, eu penso que nesse aspeto deve ser dado um relevo especial.” – João Cardoso.

“Eu achei que estiveram mal os prémios, quem recebeu o primeiro não devia ter levado mas sim a segunda levar o primeiro e a terceira senhora talvez o segundo, ou seja, terceiro, segundo e primeiro. Foi uma bela noite, foi bonito, gostei.” – António Carvalho.

“Foi uma noite maravilhosa, gostei muito. Eles é que decidiram, se fosse o povo talvez a decisão não fosse a mesma. O júri é que decidiu, para nós tudo está bem, cada um fica no que lhe parece mas não vale a pena falar. Ganharam todos, gostei muito, é pena que não haja mais adesão. Deviam ganhar todos, pelo menos, um diploma de presença, eram poucos concorrentes, era um incentivo principalmente para os mais jovens.” – Cristina Correia.

“Foi uma boa noite de fados, gostei. O prémio está em Macedo de Cavaleiros, importa isso. Tinham lá vozes que podiam perfeitamente chegar ao primeiro lugar, entregaram à Teresa Costa, é uma pessoa amiga, tudo bem, sei que ela é capaz de fazer melhor mas foi bem entregue o prémio. Foi uma noite bem aproveitada.” – Eduardo Gonçalves.

O primeiro prémio deste concurso, a gravação de um álbum com 12 temas originais, ficou em Macedo de Cavaleiros nas mãos da fadista Teresa Costa.

 

Escrito por Onda Livre