AJAM convidada para animar Expo Trás-os-Montes

Divulgar o seu trabalho e estabelecer contactos com outras associações juvenis.

Este foi o objetivo que levou a Associação Juvenil dos Artistas Macedenses a estar presente no 6º Encontro e Mostra Associativa Norte de Portugal e Galiza.

Em representação do distrito e a fim de estabelecer sinergias, a AJAM apresentou o seu leque de atividades e ministrou um workshop sobre a construção de máscaras transmontanas.

O vice-presidente da AJAM, João Cardoso, expressa que o intuito é conseguir novas oportunidades de intercâmbio com associações do Norte de Portugal e da Galiza.

microfone

“Foi a primeira vez que participamos a convite do Instituto Português do Desporto e Juventude e fizemo-lo com o objetivo principal de divulgar a nossa associação, para procurarmos intercâmbios e relações com outras associações desta região geográfica da Europa e para além disso mostrar o que nós sabemos fazer não só a nível do teatro mas também a nível das artes plásticas e performativas. Tivemos oportunidade de ministrar um workshop sobre máscaras tradicionais transmontanas e a reutilização de materiais no âmbito criativo, nomeadamente a pasta de papel em novas utilizações tanto nas máscaras como em artigos decorativos ou até em adereços teatrais.”

Neste encontro, a AJAM foi convidada para animar a Expo Trás-os-Montes que decorre de 23 a 26 de Maio em Bragança.

 

microfone

“Trouxemos contactos com outras associações que era um dos nossos objetivos e também surgiu o convite do Instituto Português do Desporto e Juventude para animarmos a Expo Trás-os-Montes que vai decorrer entre 23 e 26 de Maio em Bragança. Aceitamos o convite e agora estamos a ver a melhor forma de nos organizarmos para assegurarmos a animação desse evento.”

Fruto de uma parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, desta experiência, a AJAM trouxe novas aprendizagens e no futuro, abre as portas à possibilidade de realizar intercâmbios culturais e associativos.

 

microfone

“O intercâmbio requer, por exemplo, a nível de residências artísticas aqui em Macedo, a possibilidade de nós fazermos espetáculos na vertente teatral nas localidades das diferentes associações. Nós fizemos contactos desde Vila do Conde até Vigo na Galiza. São sempre possibilidades a ter em conta e depois é uma forma de nos integramos em atividades promovidas pelo IPBJ, como a Expo Trás-os-Montes com quem eles irão fazer uma parceria. É positivo porque para além disto tudo gerou-se uma grande camaradagem entre todos os participantes, não só no programa mas também em algumas atividades recreativas que tivemos oportunidade de fazer.”

Já com contactos estabelecidos, a Associação Juvenil dos Artistas Macedenses vão animar a II edição da Expo Trás-os-Montes de 23 a 26 de Maio.

Escrito por Onda Livre