O fim de semana em Macedo de Cavaleiros foi dedicado aos festejos do Entrudo.
Depois do desfile das escolas, onde participaram cerca de 700 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, sábado mais 500 foliões encheram as ruas da cidade. O tema este ano são os Caretos de Podence, numa fase em que ultimam a candidatura a Património Imaterial Cultural de Portugal.
Nem a chuva impediu a festa, afirma Helena Magalhães, a Vereadora da Cultura do município.
“A chuva veio prejudicar um bocadinho, mas, mesmo assim, não falta animação.
Este ano o tema que a Câmara Municipal lançou para o desfile carnavalesco foram os caretos. Primeiro, porque são a nossa cultura mais ancestral, e queremos comemorar o Carnaval mais genuíno de Portugal. Depois porque eles também fizeram uma candidatura a Património Imaterial. Esta é uma maneira de o município se associar a eles e dizer-lhes que estamos com eles e que os apoiamos em tudo.
Tivemos algum receio que a chuva viesse prejudicar esta nossa festa, mas como vocês podem ver, há folia, alegria e muita animação.
A queima do entrudo foi uma novidade, este ano o Carnaval em Macedo de Cavaleiros . Começou com o desfile das escolas, e foi-lhes lançado o repto para que os meninos vestissem fatos confecionados por eles, que retratassem os Caretos. Seguiu-se a o desfile noturno.”
Feita a festa na cidade, a viagem é até Podence, onde os Caretos, já no seu habitat natural, fizeram a delícia dos visitantes.
O presidente da Associação do Grupo dos Caretos de Podence, António Carneiro, diz mesmo que esta foi a maior enchente de sempre. E ainda faltam mais dois dias.
“É um balanço muito positivo. Talvez a maior enchente que o Entrudo Chocalheiro teve desde a sua história.
É um bom sinal, porque estamos a trabalhar em prol de uma tradição que atrai mais visitantes de norte a sul do país e da vizinha Espanha.
Isso enche-nos de orgulho, para podermos continuar com este tipo de festa – uma festa para o povo com muita diversão, com muita alegria, muita folia.
Esperemos que os próximos dois dias também se vá façam marcar por essa alegria e por esta enchente.”
Hoje à noite, em Podence, revive-se a tradição dos casamentos. Com embudes, nos pontos mais altos da aldeia, vão “arranjar-se” casamentos entre os jovens solteiros da aldeia.
Haverá também música, com os Roncos do Diabo e os Cabra Cega.
As festividades encerram terça feira, com a queima do mega-careto, que este ano tem nove metros de altura.
Escrito por ONDA LIVRE