Túnel do Marão 10% acima da expectativa de circulação diária

A utilização da Autoestrada do Marão durante o primeiro mês de atividade superou em “10 por cento” as expectativas da Infraestruturas de Portugal, que contabilizou um “tráfego médio diário de 10.803 veículos”.

Ao todo, mais de 324 mil viaturas já circularam pela nova via que liga Vila Real e Amarante ao longo de quase 30 quilómetros, 5,6 dos quais em túnel.

As estimativas que a empresa estabeleceu no cenário base apontavam para um tráfego médio de 9.882 veículos por dia no Túnel do Marão, em 2016.

A contabilização de mais cerca de mil veículos por dia, durante o primeiro mês, resulta, segundo a Infraestruturas de Portugal, da “grande curiosidade dos automobilistas em conhecer de perto esta imponente obra da engenharia portuguesa”.

A maior utilização coincide com os fins de semana, quando, segundo a mesma fonte, “o volume de tráfego nestes dias ascendeu às 12 mil viaturas diárias”.

Nos dias úteis, em que a maior parte das deslocações é feita de, para e em trabalho, “o tráfego médio situou-se nos 9.587 veículos diários”, sendo que “o volume de tráfego de pesados é na ordem dos 10%”.

Informação CIR (Rádio Ansiães)