Leia a notícia do balanço da exposição abaixo:
Este fim-de-semana, Macedo de Cavaleiros despediu-se das miniaturas automóvel que decoraram as vitrinas do centro cultural durante os meses de verão.
Carros em miniatura que viajaram diretamente do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia no dia 10 de junho, trazendo aos macedenses um pouco da história do modelismo no tempo e no espaço.
Uma exposição que foi um sucesso para o museu, nas palavras de Fernando Taborda, promotor do Museu da Miniaturas Automóvel de Gouveia.
“Foi uma iniciativa excelente, sei que houveram muitas visitas, e se tivermos em conta as pessoas que por aqui passaram no dia da abertura, foi muito boa.
E sei que durante os meses que aqui esteve foi muito bom pois o Eduardo Urze Pires tem-me feito chegar essa informação. A equipa do museu sente-se realizada com a iniciativa e voltaria a repeti-la sem hesitar.”
Além de uma forma de dar visibilidade ao museu, é importante haver relações entre municípios, independentemente da distância a que se encontram, defende Luís Tadeu, presidente do município de Gouveia.
“Logo na altura em que se falou achamos muito importante pois seria uma forma de dar visibilidade ao museu. O D. Fernando Taborda tem sempre muito cuidado na seleção das miniaturas que se trouxeram para cá e o objetivo foi, para além de mostrar o mundo da miniatura automóvel, de alguma forma dar a conhecer o mundo do colecionismo.
Quer da parte do senhor vereador quer do presidente do município macedense, Duarte Moreno, houve total abertura e, portanto, há muito que eu defendo que os municípios se devem relacionar, independentemente da distância pois o nosso país é pequeno.”
Um balanço positivo também para o concelho macedense, que acolheu a exposição durante três meses, diz Duarte Moreno, Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
“Claro que o balanço é positivo, a exposição esteve aqui 3 meses, sentimos que, de facto, o Museu da Miniatura Automóvel trazendo esta exposição, poderia trazer algo de bom para Macedo.
Com o Museu de Arte Sacra fazemos já experiências do género com outros concelhos que têm sido boas e parece-nos que são de louvar pois a população de outros locais fica a saber aquilo que existe na nossa terra e vice-versa.
Não vivemos isolados, temos mais pessoas e concelhos à nossa volta que podem também divulgar as iniciativas que se vão fazendo.”
A Exposição de Miniatura Automóvel esteve em Macedo de Cavaleiros durante o verão, e fica em aberto a hipótese de, no futuro, surgir uma nova parceria entre os dois municípios.
De lembrar que a exposição foi uma iniciativa que surgiu por intermédio do programa Ao Sabor do Vento, da Rádio Onda Livre.
Escrito por ONDA LIVRE