Distrito de Bragança acolhe o próximo Norcha a partir de amanhã

Distrito de Bragança acolhe o próximo Norcha a partir de amanhã

O distrito de Bragança vai acolher o próximo Norcha – Festival de Turismo de Natureza das Terras de Trás-os-Montes, uma prova de aventura que nasceu para satisfazer os amantes do desporto extremo e da sobrevivência.

A organização está a cargo da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, por isso, os participantes, vindos de mais de 20 países diferentes, passarão pelos nove municípios que a compõe. A prova começa amanhã e termina no domingo.

A ideia, segundo o presidente da comunidade intermunicipal, Artur Nunes, é promover o território no panorama internacional como um destino de natureza e aventura:

“Fizemos, no âmbito da CIM-TTM, a Carta de Turismo de Natureza, criámos o Nove Percursos 9 Passos, implementámos várias acções em todos os concelhos para visitação, preservação e dinamização dos espaços naturais. Agora achámos que precisávamos deste evento internacional, que vai ajudar-nos a promover, através dos meios de comunicação, o nosso território, fora de portas.”

 

A prova começa em Bragança e são quatro dias sem parar, com vários desafios, percorrendo cerca de 500 quilómetros e testando limites. Artur Nunes considera que será uma forma de atrair outros eventos deste género:

“É um projeto de grande dimensão e esperemos que, futuramente, esta prova se volte a fazer aqui. Também acreditamos que, através dela, outras provas semelhantes podem aqui surgir e começar-se a fazer, dinamizando estas terras, como destinos de natureza e aventura.”

 

Cada um dos concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes vai ter um ponto de mudança de actividade. As equipas têm a liberdade de definir e encontrar qual a melhor via para atingir cada objectivo. As caminhadas, BTT, desportos náuticos e radicais estarão em destaque ao longo destes quatro dias.

Este projecto é cofinanciado pelo NORTE 2020 e surge na sequência da elaboração da Carta de Desporto de Natureza Intermunicipal, que identifica as principais potencialidades do território neste campo.

 

INFORMAÇÃO

Relacionados