Projeto “Fora da Caixa” promoveu literacia na área da saúde mental em Macedo de Cavaleiros

Depois de Vila Flor, Mirandela e Vinhais, o projeto Fora da Caixa chegou esta manhã a Macedo de Cavaleiros.

Dinamizado pela MATIZ – Associação para a Promoção da Saúde Mental – o projeto pretende sensibilizar e promover a literacia na área da saúde mental.

As ações estão a decorrer desde outubro, para a população adulta em geral, e revertem-se de especial importância nesta fase pandémica, como explica Elodie Teixeira, vice-presidente da associação:

“Acho que as coisa se foram encontrando um pouco nesse aspeto.

Já tínhamos pensado neste projeto no decorrer do início da situação pandémica, mas acreditamos que vem ainda mostrar-se mais pertinente porque fomos todos confrontados com situações de solidão, afastamento, e acho que através destes espaços e destas sessões podemos conversar de uma forma muito sincera e transparente sobre as nossas preocupações, no que respeita à saúde mental.

Estas ações de sensibilização consistem numa sessão dialogada, com a projeção de algumas animações, e depois refletimos e conversamos sobre saúde mental com o público.”

E a solidão é a principal preocupação da população, independentemente da faixa etária:

“A população mais idosa mostram preocupações ligadas à solidão e o facto de terem sido privados do convívio com os familiares. Na população jovem verifica-se o mesmo porque a relação com os pais também é muito importante para essa faixa etária.”

A ação teve o apoio do município de Macedo de Cavaleiros. O presidente, Benjamim Rodrigues, considera importante quebrar estigmas sobre esta área da saúde:

“É mesmo uma questão de oportunidade, tem tudo a ver com o momento, mas essencialmente pela iliteracia sobre a saúde mental que temos no nosso meio.

Penso que isto é muito importante principalmente num ambiente escolar, de trabalho e num meio social muito ativo, em que se desenvolvem estas questões e mesmo estigmas sobre as patologias mentais, que convém desmistificar. “

Em Macedo de Cavaleiros foram convidadas as instituições que fazem parte do plenário da rede social, como o agrupamento de escolas, GNR, IEFP, associações, presidentes de junta, entre outros. Foram também convidados os lares da terceira idade, públicos e privados, e os alunos dos cursos profissionais.

Durante a tarde aconteceu também uma sessão em Alfândega da Fé e o objetivo é percorrer os 12 concelhos do distrito de Bragança.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_9203