100 transmontanos e alto-durienses vão ser homenageados por ocasião do 100º aniversário de Adriano Moreira

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro vai comemorar o centenário do nascimento de Adriano Moreira com a condecoração de 100 personalidades de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Entre eles estão nomes como Justa Nobre, Graça Morais, Pires Cabral, Pizzi e Simão Sabrosa, mas há outros. O presidente da entidade, Hirondino Isaías, revelou mais alguns:

“A Direção da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro lembrou-se de escolher 100 ilustres transmontanos, alto-durienses e beirões transmontanos para poder destingir com este prémio honorífico.

A lista dos nomes já está disponível e entre eles estão Hirondino da Paixão Fernandes, o dr. Fernando Calado, dr. Jorge Nunes, pela projeção que tem dado ao professor Adriano Moreira na cidade de Bragança, também Modesto Navarro, João Teixeira, que é ex-presidente da câmara de Murça, Alexandre Parafita, o dr. Sobrinho Teixeira, a dr. Berta Nunes, a dr. Edite Estrela, de Carrazeda de Ansiães, a jornalista da RTP, que é da zona de Foz Côa, Dina Aguiar, o embaixador Francisco Seixas da Costa de Mirandela, mas há muitos mais. De Macedo de Cavaleiros temos o António Carneiro, o João de Deus Rodrigues, que é um escritor muito ligado aqui à casa, entre outros.”

As instituições a às quais Adriano Moreira esteve ligado vão estar representadas na cerimónia, que vai ter lugar no dia seis de setembro, no Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações, em Lisboa.

Hirondino Isaías conta que a celebração vai ser discreta, a pedido da família:

“Esta cerimónia só não vai ser maior e em tom de grande festa porque, infelizmente, o professor Adriano Moreira teve um filho que faleceu em dezembro de 2020 e, por isso, pediram-nos uma cerimónia muito discreta.

Acho que todos os transmontanos e alto-durienses vão ficar extremamente satisfeitos com esta pequena homenagem que se pretende fazer. “

Um dos homenageados com menção honorífica do concelho de Macedo de Cavaleiros é António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence.

Conta que foi com surpresa que recebeu a notícia:

“Foi surpresa para mim. Ando nesta vida dos caretos há já umas décadas e foi sempre com o propósito de gostar desta tradição dos Caretos de Podence. 

De qualquer das formas é reconfortante esta visita e fico muito grato. “

Adriano Moreira é natural de Grijó, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Entre os vários cargos que ocupou ao longo da vida, foi Ministro do Ultramar durante o Estado Novo e foi presidente do CDS.

Escrito por ONDA LIVRE