As escolas do distrito de Bragança vão receber um projeto de intervenção que visa promover a qualidade do sono na infância e adolescência, através da sensibilização das crianças, jovens e famílias para a adoção de rotinas e padrões de sono saudáveis.
O projeto “Alerta Sono” vai se implementado pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, através das equipas de saúde escolar, e teve por base os resultados de uma investigação sobre a qualidade do sono dos alunos do concelho de Bragança, em 2017, que permitiu concluir que “dormem pouco e com pouca qualidade”.
Dos 345 inquiridos chegou-se à conclusão de que 40% dormem horas de sono insuficientes, tendo em conta o que é recomendado, o que se traduz em sonolência durante o dia, com impacto nas atividades e desempenho escolar.
Entre os motivos para o sono insuficiente dos jovens, destaca-se o uso de dispositivos tecnológicos à noite, organização do tempo de estudo, stress relacionado com testes e atividades escolares.
As emoções, nomeadamente tristeza, ansiedade e pensamento constante sobre problemas, também foi considerado um dos fatores de privação do sono.
Concluiu-se ainda que uma alimentação saudável e equilibrada tem impacto positivo na hora de dormir, ao contrário do consumo de substâncias psicoativas.
A prática de atividade física é igualmente essencial para regularizar a qualidade do sono, desde que não sejam realizadas próximo da hora de ir dormir.
O projeto já iniciou com a sensibilização e capacitação das equipas de saúde escolar. Arranca nas escolas a partir do próximo ano letivo.
Escrito por ONDA LIVRE