O distrito de Bragança volta a receber o Torneiro de Desenvolvimento da UEFA sub-16 feminino.
Primeiro foi o Estádio São Sebastião, em Mirandela, a receber dois encontros, a semana passada, este sábado foi o de Macedo de Cavaleiros e na terça-feira será o de Bragança.
Jogos que têm como objetivo dar um primeiro contacto com equipas internacionais às atletas, antes do apuramento para o Campeonato da Europa.
Este é o segundo ano que se realiza no distrito de Bragança, onde há cada vez mais praticantes de futebol, justifica Francisco Neto, Selecionador Nacional da equipa principal feminina portuguesa, que pertence à organização:
“É uma política que tem sido apanágio da Federação Portuguesa de Futebol, procurando distribuir todos os torneios, sejam eles interassociações ou num âmbito mais nacional.
Somos sempre bem acolhidos nesta região, conseguimos trazer algum público e é também uma mostra da federação que quer estar perto dos sócios e dos locais onde se pratica futebol. Nas terras de Bragança tem aumentado o número de praticantes e é esse o reconhecimento de bom trabalho que a associação também tem feito.”
No que toca ao futebol feminino, o número de equipas é inferior ao masculino, e estes torneios têm também como objetivo incentivar o crescimento da modalidade:
“Não há muitas mas lembro que no passado ainda havia menos.
Têm vindo a crescer, sabemos que o crescimento do futebol feminino tem sido lento mas sem dúvida que o trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação de Futebol de Bragança, pela Federação Portuguesa de Futebol e pelos clubes locais tem tido os seus frutos pois temos um maior número de praticantes.
Os clubes têm surgido e estes torneios também servem como referências para que as meninas percebam que podem jogar futebol, têm qualidade e que também podem representar o seu país.”
Rui Vilarinho, vice-presidente da autarquia de Macedo e responsável pelo desporto, está satisfeito com a escolha de Macedo para estes jogos e quer continuar a receber competições da Federação Portuguesa de Futebol:
“Dá dinamismo, notoriedade e reconhecimento por parte da federação de que no interior também se dedica muito tempo ao futebol.
Para mim é elementar tentar alavancar o futebol feminino, suponho que a AFB, no próximo ano, vai apostar muito nesta modalidade, o que também é um dos interesses da federação.
Estamos muito satisfeitos e tenho de felicitar a federação por levar a cabo esta descentralização que é muito importante para todos, o desporto é de todos e trazemos futebol de qualidade às pessoas de Macedo, Mirandela e Bragança.
Vamos sempre tentar apelar à federação que nos traga este tipo de eventos que são bons para todos.”
Em Macedo de Cavaleiros a Espanha venceu a Islândia por 5-1 e a Áustria levou a melhor no jogo com Portugal por 2-1.
Escrito por ONDA LIVRE