Bonecos de tecido que retratam figuras literárias podem ser visitados na Biblioteca A.M. Pires Cabral de Macedo de Cavaleiros

Bonecos de tecido que retratam figuras literárias podem ser visitados na Biblioteca A.M. Pires Cabral de Macedo de Cavaleiros

Quem quiser ver figuras literárias criadas a partir de tecidos reutilizados, pode fazê-lo por estes dias na Biblioteca A.M. Pires Cabral de Macedo de Cavaleiros.

Chama-se Entrelinhas e é da autoria de famalicense Sandra Escudeiro:

“São bonecos exclusivos, feitos à mão a partir da reciclagem de tecidos.

A exposição inclui os grandes escritores, que são dados nas escolas, com uma vertente muito literária. É aí que me inspiro muito no meu trabalho.
Represento os maiores escritores, tanto portugueses como estrangeiros.”

Bonecos que ganham vida através de códigos QR:

“É uma exposição interativa, tem uma vertente muito particular porque eu acabei por reunir um grupo de amigos e assim demos vozes às figuras literárias.

Cada figura está associada à gravação, através do código QR que dá acesso a um pequeno excerto de um texto ou poema, enquanto podem observar a figura literária.”

Uma exposição que também tem como preocupação a questão ambiental, uma vez que é feita da reutilização de tecidos que iriam para o lixo:

“Hoje em dia acho que todos temos uma maior consciência em termos ambientais. Sabemos que as empresas têxtis são dos maiores poluentes do nosso país.

Eu reutilizo de várias formas, tenho várias confeções da zona que me cedem os restos de tecido que já não são aproveitados, bem como as amostras que vão para as confeções para escolher os tecidos. Também a minha própria roupa, que já não utilizo, reutilizo nisto também, assim como todo o tipo de acessórios como botões e fechos.”

Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Eça de Queirós e William Shakespeare são só algumas das 13 figuras literárias portuguesas e estrangeiras que se destacam nesta exposição, que está patente na biblioteca macedense até 29 de abril.

Escrito por ONDA LIVRE

WhatsApp Image 2023-03-13 at 11.55.34 WhatsApp Image 2023-03-13 at 11.55.27 WhatsApp Image 2023-03-13 at 11.55.20 WhatsApp Image 2023-03-13 at 11.55.15

Relacionados