Bragança é o segundo distrito onde a GNR menos tem registado incumprimentos no que toca à gestão de combustível dos terrenos florestais

Bragança é o segundo distrito onde a GNR menos tem registado incumprimentos no que toca à gestão de combustível dos terrenos florestais

Os dados revelados pela GNR, no âmbito da operação Floresta Segura, dão conta de que este ano foram identificadas, até 14 de abril, 260 situações irregulares no Nordeste Transmontano, ao passo que em 2023 foram 501.

De acordo com a Guarda, 2023 foi o ano que espelhou um valor mais reduzido de incêndios, com menos 46%, e o terceiro com menos área ardida, o que corresponde a 72%. Foi ainda um ano considerado ímpar por não terem sido registadas vítimas mortais em resultado de incêndios.

Ainda continua a haver registo de contraordenações por falta de limpeza de terrenos florestais, queimas e queimadas, estas que, no entanto, têm vindo a diminuir significativamente desde 2019.

Nos últimos seis anos, a GNR identificou 4831 pessoas e foram detidos 404 suspeitos por incêndio florestal.

Os dados avançados pela Guarda dão ainda conta de que 35% das ocorrências de incêndio nos últimos anos devem-se a queimas e queimadas.

A GNR está a sensibilizar a população para mudanças de comportamento e consciencialização no que toca ao uso do fogo e limpeza dos terrenos.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar