Já está a decorrer o concurso público para a construção de um novo matadouro em Miranda do Douro. Um investimento de 4,6 milhões de euros, que para já será suportado na totalidade pela câmara municipal. O concurso está aberto há uma semana.
Segundo a presidente da câmara, Helena Barril, já foram apresentadas propostas:
Já temos várias propostas, o que nos deixa muito satisfeitos. Estamos na expetativa de que a obra vá começar quando for o prazo de começar”.
O objetivo é desativar o atual matadouro, que está na cidade e junto ao rio Fresno, causando problemas ambientais. Para isso, o município quer construir um novo edifíco na vila de Sendim:
A deslocalização do centro urbano, porque há 60 anos quando o matadouro foi construído, estava completamente fora desse centro urbano e hoje está completamente integrado”.
O novo matadouro ficará junto da ETAR, facilitando assim o tratamento dos fluidos:
Os interessados têm até 22 de Setembro para apresentar propostas. O matadouro deve ser construído no prazo de dois anos. Um investimento de 4,6 milhões de euros, que para já não tem financiamento externo.
A construção deste novo matadouro já gerou alguma polémica, uma vez que os três municípios do Planalto Mirandês há anos que tentam chegar a um consenso para construir um que sirva a Miranda, Mogadouro e Vimioso.
No entanto, nunca houve entendimento. Assim, a câmara de Mogadouro anunciou que também irá avançar com a construção de um.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Brigantia)
Fotografia: Município de Miranda do Douro