Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança promove atividades para celebrar o Dia Mundial da doença

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Diabetes, e para assinalar a data e sensibilizar a população transmontana, a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança promove um conjunto de atividades, em Macedo de Cavaleiros.

Hoje às 20h30, vai haver uma palestra destinada a esta doença, que afeta cada vez mais portugueses, centralizada no tema “Diabetes e bem estar”, como explica, a presidente da associação, Margarida Pires:

Vamos ter uma palestra direcionada para a saúde mental com Daniela Artilheiro, a falar da importância do bem estar, e que influência tem na prevenção ou no controlo da diabetes.

A Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança completou 22 primaveras, ontem.

Mas para além desta atividade vai haver uma caminhada no sábado, como acrescenta, também a enfermeira:

Esta semana, ainda iremos ter outra atividade, na sequência das comemorações do dia Mundial da Diabetes, que é uma caminhada que vai acontecer já este sábado, dia 16, às 14h00, com encontro junto à sede da Associação. Vamos também ao Parque de Merendas de Travanca. Temos aqui também uma parceira da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros.

Se as condições climatéricas nos permitirem, também vamos partilhar momentos lúdicos com um magusto, da responsabilidade da Junta de Freguesia, que irá organizar o mesmo. Temos também a parceria da KIYO, que trabalha no âmbito do nosso bem estar, a nível de exercício físico e mental. Esta entidade vai presentear-nos com uma atividade que vai ajudar a estar bem connosco próprios e em pleno.

A diabetes é uma doença silenciosa que vai afetando cada vez mais pessoas. Por isso, Margarida Pires deixa alguns conselhos no âmbito dos cuidados de saúde:

Um dos conselhos principais que eu deixo, é o historial familiar. Conheçam a vossa família e se houver pessoas que tenham esta doença, como é hereditária, estas pessoas têm uma incidência de vir a poder ter diabetes, se não tiverem cuidados de saúde, ou com os seus estilos de vida.

Como por exemplo, a alimentação, se são sedentários, se fumam, se existe excesso de álcool. Tudo o que é em exagero, vai estragar a diabetes para quem a tem, ou quem não a tem poderá virá ter.

Os números recentes no âmbito da 6º edição das Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano indicam que a prevalência de doentes é de 16 %, nos distritos de Bragança e Vila Real, que é superior à média nacional. Existem três tipos de diabetes, a tipo 1, 2 e a gestacional.

Em 2023, fortam registados mais de 75 mil novos casos registados.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *