João Saraiva foi ontem eleito presidente do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros

João Saraiva foi ontem à noite eleito presidente do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, apresentando a única lista a sufrágio.

O empresário de 51 anos já está ligado à direção do clube há seis, tendo nos últimos dois mandatos desempenhado o cargo de vice-presidente, cumulativamente com a função de diretor desportivo.

Nos próximos dois anos quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela anterior direção, sendo um dos principais objetivos a manutenção da equipa sénior nos nacionais:

“Infelizmente não se apresentaram mais listas concorrentes.

Vamos tentar dar continuidade ao projeto, que achamos que não poderia morrer numa altura destas, e é com essa vontade que nos apresentamos.

As bases deste clube terão de ser mantidas, pois é o essencial. Temos também a questão do futebol sénior, que é uma mais-valia porque qualquer atleta da formação ambiciona um dia chegar lá. Essa estrutura hoje existe, felizmente a anterior direção, da qual eu fazia parte, tinha a ambição de em três anos conseguir projetar novamente o futebol sénior no nacional, o que foi concretizado.

Terei dedicação, muito orgulho e muito trabalho, mas claro que um dos objetivos fundamentais é conseguir estar no nacional e manter a equipa do futebol sénior.”

Outro dos objetivos é dar continuidade à formação, que há dois anos consecutivos recebe certificação de quatro estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol.

Também a criação de uma equipa de futebol feminino continua entre as ambições:

“É uma ambição, mas esta direção não se vai comprometer já com isso porque infelizmente a nossa realidade em termos do que pode ser a oferta, mesmo em termos de camadas jovens de futebol masculino, é difícil, quanto mais em termos de futebol feminino.

Está em voga, está na moda, é uma possibilidade, vamos trabalhar e espero que, no curto prazo, consigamos também concretizar esse objetivo.”

João Saraiva sucede a Luís Simão, que presidiu a direção do Clube Atlético de Macedo nos últimos quatro anos e decidiu não se recandidatar, para, como justificou, “poder ter mais tempo livre para si e para a família”.

Acredita que deixa o clube em boas mãos, e apesar de sair da direção, garante que se vai manter ligado a ele:

“Não sendo candidato tenho de apoiar esta lista pois a maior parte da direção que estava comigo mantém-se. São pessoas em quem eu acredito, têm de continuar o trabalho e tenho a certeza absoluta que o irão fazer o melhor possível.

Todos os macedenses devem apoiar os dois clubes, sabendo que se fez de tudo para chegar a este patamar e agora queremos manter ou subir, e para isso é fundamental o apoio de todos.

Deixo a direção mas não me vou desligar do clube, saio apenas porque quero ter tempo livre, mas este é um clube que me está no coração.”

O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros há muito que manifesta a necessidade de construir um campo sintético, tendo até, o ano passado, lançado uma petição pública nesse sentido.

Uma obra que se estima que vá começar em agosto e se prolongue até 2022, deixou saber o vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do desporto, Rui Vilarinho, que adiantou ainda que o campo projetado para Macedo vai ter características que mais nenhum do país tem:

“Vai ser feita em uma só fase até 2022, para fracionar a despesa em dois orçamentos, pois é pesada para a autarquia.

Achamos que os munícipes de Macedo merecem o melhor e, por isso, vamos fazer o melhor sintético que atualmente existe. Contempla uma boa relva e, acima de tudo, por baixo do tapete, vai ter um bom amortecimento para que não haja problemas cartilagíneos, ósseos e musculares, que normalmente os sintéticos provocam.

Isto é uma obra para estar aqui muito e muitos anos e vão passar por cá talvez milhares de atletas.”

O investimento é de 400 mil euros, suportados a 100% pela autarquia.

Além disso, Rui Vilarinho anunciou ainda publicamente a vinda de mais modalidades desportivas para Macedo no curto prazo:

“Está previsto o surgimento, no curto prazo, do ténis de mesa, da canoagem e do andebol.

Com as modalidades já existentes, ficaremos com um total de oito ou nove disciplinas desportivas, o que me parece suficiente para a dimensão da terra, sob pena de se aumentarmos muito mais, não termos atletas para as praticar.

Provavelmente a primeira destas modalidades que vai ser criada será o ténis de mesa, pois requer menos custos. A canoagem só poderá iniciar quando estiverem concluídas as infraestruturas desportivas no Azibo, o futebol de praia também já iniciou e começa a ter muitos praticantes porque há uma estrutura lá.

Para trazer o andebol temos tido reuniões com a Federação Portuguesa de Andebol e com as escolas, para ser eventualmente implementado lá.

Se houver um grupo de pessoas que nos peça e diga que quer criar e praticar alguma modalidade, se acharmos pertinente, cá estaremos para apoiar. Queremos é que se pratique desporto.”

A nova direção do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros foi eleita com 39 votos a favor e um em branco. A tomada de posse acontece dentro de cerca de duas semanas.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_8158IMG_8161IMG_8170IMG_8175IMG_8176 IMG_8164